sexta-feira, agosto 07, 2009

RELATÓRIO DO ENCONTRO COM OS CURSISTAS - OFICINA 05 - TP3 - UNIDADE 9 E 10



Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009
DIA 05/08/2009 3º ENCONTRO COM MEUS CURSISTAS... oficina cinco - TP3 - UNIDADE 9 E 10-
Não foi possível realizar o encontro com os cursistas no dia 07/08/2009 como havíamos previsto pelo cronograma. Por motivo das aulas retornarem somente no dia 10 de agosto e como estamos atrasadas com as oficinas , decidimos que faríamos nosso encontro no dia 05/08/2009 na parte da manhã e tarde..
O encontro aconteceu na Escola Estadual Joviano de Aguiar e teve início às 8h. A carga horária desse encontro foi de 8h.Nesse dia, faltaram alguns professores na parte da manhã, mas a tarde apareceram e justificaram a ausência.Tivemos também a presença de dois professores que interessaram em participar como ouvinte, pois estão cursando ainda o curso de letras.Eu como formadora do Gestar II procurei uma maneira bem dinâmica e descontraída
Para que os cursistas não se sentissem cansados e desmotivados já que esse dia seria o dia todo. Iniciamos a mensagem de boas vindas junto com a turma de matemática por terem somente um data show.A mensagem para iniciar esse encontro foi "As Sementes".Após a mensagem foi perguntado se alguém queria comentar sobre a mensagem, mas talvez por timidez, nenhum professor manifestou.Fiz um breve comentário; que somos profissionais e que diariamente lançamos sementes e que o resultado dessa colhe ta talvez só veremos depois de algum tempo.Em seguida foi dividida a turma de matemática e a de português.Pedi que colocassem as cadeiras em círculo e distribuir entre elas um papel branco e alguns pincéis coloridos.Apesar de todos os professores serem conhecidos fizemos a apresentação da seguinte forma.Cada professor escreveu seu nome e uma mensagem.Poderia ser pensamento , música , fragmento de alguma poesia que gostasse.Foi muito interessante, porque mesmo sabendo o nome de cada um, ainda tivemos surpresas de alguns comentários que foram feitos , como por exemplo origem do nome.Foi feito um mural no centro do circulo e no final percebemos que o que cada um escreveu e comentou, tinha a ver e muito com o que iremos deparar daqui pra frente.Percebi nos cursistas muito empenho e entusiasmo com o gestar II.Como havia proposto no encontro passado que lessem a unidade 9 e 10 da TP3 , que fala sobre gêneros textuais foi feito a dinâmica da caixa de linguagem. Em grupos de três ,escolheram , selecionaram e classificaram quanto o gênero e apresentaram a maneira de como trabalhar dentro da sala de aula. Foi muito bom , pois assim pude observar como o nível dos professores estão.Todos mostraram bastante segurança quanto aos gêneros textuais não havendo dúvida alguma para classifica-los.Isso facilitou muito a discussão e como eles estavam bem inteirados do assunto ,ficou claro como os professores cursistas têm um trabalho muito sério em sala de aula.( Tanto os professores da rede municipal quanto a estadual ), foi entregue a eles cópias textuais , o porque de estudar gêneros textuais na escola e a diferença entre tipo e gênero textual , tendo como referência Luiz Antônio Marcuschi que muitos conhecem ,pois alguns professores estão fazendo pós-graduação.
Fizemos uma pausa para o lanche. No próximo momento ,surgiram algumas dúvidas sobre o portfólio, memorial de leitura e outros pontos que alguns professores estavam em dúvida.
Entreguei cópia contendo toda a explicação quanto às dúvidas e fui explicando passo a passo com eles. Voltei a explicar o que tinha falado no encontro anterior, porque alguns não federam participar .Saímos às 12h para o almoço.
Retornamos às 13 horas. Nesse terceiro momento aplicamos o avançando na prática...
Foram divididos os grupos para escolherem qual das seis seções do avançando na prática trabalharia com os alunos. A professora Andréia fez uma colocação muito válida e todos acharam muito interessante a forma que ela propôs, que cada grupo dividisse por série para trabalhar todas as seções, assim no próximo encontro teríamos várias apresentações de trabalhos dos alunos para relatar.Achei muito boa a idéia , já que o objetivo é esse, trabalhos em grupos, adquirir experiências com os colegas, ver o que deu certo ou não para o melhoramento do ensino e interesse dos alunos em sala de aula adequando cada seção do avançando na prática com o desenvolvimento da turma.Essa parte demorou mais, porque foram separadas por séries.Finalizando pedi que estudasse a unidade 11 e 12 da TP3 e que escolhessem um avançando na prática para realização das duas oficinas devido o pouco tempo que temos para cumprir as oficinas propostas pela coordenadora Tamar.Os professores questionaram o pouco tempo , mas falaram que iriam fazer o possível para realizar e recolher o material do aluno para discutirmos no próximo encontro.O próximo encontro ficou ainda a decidir.Assim que resolvermos colocarei no novo cronograma já que tivemos que mudar por causa do inicio das aulas que começarão dia 10.
ABRAÇOS E ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO...
Postado por Sumara Kênia às 03h36min zero comentário




Nenhum comentário: