sábado, abril 17, 2010

NASCI NO DIA DO LIVRO, POR ISSO AMO TANTO...

Dia do Livro Infantil e Aniversário de Lobato
No dia 18 de abril comemora-se o Dia do Livro Infantil. O dia foi criado em homenagem à data de nascimento do escritor taubateano Monteiro Lobato, o precursor da literatura infantil no Brasil.
Lobato, além de escritor, jornalista, editor, artista, fotógrafo e muito mais, foi um defensor das causas públicas e da educação no Brasil.
“Um país se faz com homens e livros”, esta citação conhecida no mundo todo confirma sua crença na leitura e no conhecimento como fatores fundamentais no desenvolvimento do indivíduo e do país.
Criador do Sítio do Picapau Amarelo e de irreverentes personagens, como a boneca Emília, ele foi parceiro de aventuras e fantasias de crianças e adultos.
A obra de Lobato, em qualquer período, surpreende o leitor com seus temas polêmicos e atuais.
No período de 13 a 18 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté, oferece inúmeras atividades em comemoração ao nascimento do escritor. Uma das atividades é a Feira de Livros que traz toda a obra infantil e adulta de Lobato reeditada pela Editora Globo e também títulos da escritora Conceição Fenille Molinaro. A autora, inspirada na vida e obra do autor taubateano, escreve literatura infanto-juvenil.
Neste domingo, dia 18, a partir das 15h, ela estará na Feira de Livros do Sítio autografando suas obras: “O Tesouro da Emília”, “O Sabugo Inventor”, “Quindim na Corda Bamba”, “Tia Nastácia e o Folclore” e “Travessuras e Gostosuras com Milho” – Editora Globo.
No dia 19, Conceição falará sobre “Lobato e a Importância da Leitura” na Biblioteca Edgard Portes, de Caçapava. A iniciativa é da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Caçapava que, através do Projeto Tenda da Leitura, vem estimulando na comunidade o prazer pela leitura.
No mesmo dia (19 de abril), Conceição Molinaro fará a palestra: “Amigo Lobato”, às 18h, na Biblioteca Municipal da cidade de Monteiro Lobato. O assunto será os 45 anos de correspondência literária de Lobato com seu amigo Godofredo Rangel. O evento, que está sendo organizado pela Associação Cultural Montanha Encantada, é aberto para educadores, literatos e público em geral.
Não deixem de prestigiar essas importantes iniciativas literárias. Todas com entrada franca.
     

Nenhum comentário: