sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Primeiro dia de aula...Dinâmica...


Primeiro dia de aula

As férias estão chegando ao fim, em alguns locais os alunos já retornaram aos bancos da escola. Além do material escolar novinho em folha, você pode renovar muita coisa em sua vida escolar para obter um rendimento muito melhor. Sei que já não é mais ano novo mas algumas propostas precisam ser consideradas:
Atenção - prestar atenção à explicação do professor é o primeiro passo para o aprendizado. Se você presta atenção e não fica se distraindo com conversas paralelas ou brincadeiras pueris, metade do caminho já está andado, muitos alunos que prestam atenção à aula depois nem precisam estudar para a prova, basta dar uma lida para recordar um dia antes, e pronto! Conseguem uma boa nota sem ter que varar a noite acordados.
Anotações - é muito bom ir anotando os pontos principais da explicação do professor, uma espécie de resumo. Em casa, passe a limpo acrescentando o que se lembra da explicação. Na véspera da prova essas anotações podem ajudá-lo muito. Quando minha filha fazia curso de Direito fazia isso, já no terceiro ou quarto ano antes das provas havia uma verdadeira romaria de colegas de classe dela (inclusive que moravam em outras cidades) em nossa casa, para tirar xerox das anotações dela.
Dúvidas – as dúvidas devem ser esclarecidas na hora, quando não entender alguma coisa, não pense duas vezes, levante a mão e pergunte. Não fique com medo de ser taxado de burro, afinal de contas burro é quem frequenta a escola e perde o tempo porque não está nem aí. E o que importa a opinião dos outros? Você está estudando para garantir seu futuro profissional, quando tiver um bom emprego e uma ótima carreira, a última coisa de que irá se lembrar é da ‘turma do fundão’, que frequentava a aula só para brincar e tirar onda com quem fazia perguntas.
Lição de casa - fazer a lição de casa assim que o professor a pedir é uma forma de não deixar que acumulem. Se você deixa para o ultimo dia pode acabar esquecendo a matéria, ou ainda esquecer de fazer a lição. Ou pode ser que outros professores já tenham pedido outras lições que coincidam no mesmo dia. Faça no dia em que o professor a pedir, assim você se lembrará de tudo o que ele disse em classe e fixará a matéria muito melhor.
Trabalho em grupo – se o trabalho é em grupo é porque exige a participação de todos. Quem se acha ‘esperto’ porque não faz nada e se escora nos outros, na verdade está perdendo a oportunidade de aprender. Na hora da avaliação final, quem participou vai saber, quem ficou ausente em espírito vai ‘boiar’.
Mudando essas atitudes você assegura um bom aprendizado e quando menos esperar o ano letivo terminou, você foi aprovado e nem teve que se esforçar muito. E é assim que tem que ser, você não precisa ficar desesperado varando noites para estudar. E o que se ‘aprende’ dessa forma mais cedo ou mais tarde acaba esquecendo. Comece o ano com o pé direito!
(Se você é professor, acesse o blog Questão de Classe, com dicas para sua apresentação no primeiro dia de aula, Dinâmicas e brincadeiras para a primeira semana de aula e muito mais…)

Nenhum comentário: