domingo, julho 05, 2009

Apresentação Oficial do Gestar II em Gouveia

Relatório da oficina introdutória
No dia 04 de Julho de 2009, às 8h realizamos a abertura oficial do GESTAR II na cidade de Gouveia.
O encontro foi realizado na Escola Estadual Joviano de Aguiar. Tiveram participação, a secretária da educação Maísa Nascimento Dória e professores em Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual e Municipal.
Antes de iniciarmos a oficina introdutória foi servido um lanche. Foi um momento muito bom de acolhida aos professores cursistas, pois são todos os professores já conhecidos e puderam nesse momento bater um pequeno papo. Em seguida fomos para a sala de computação onde fizemos à apresentação global, ou seja, com professores de Língua portuguesa e matemática. A secretária de educação deu boas vindas aos professores e parabenizou por participarem do Gestar II, pois será de grande valia para todos nós que queremos renovar e temos a esperança de uma educação melhor para todos os nossos alunos. Terminando sua fala , dei boas vindas aos nossos cursistas e aproveitei para explicar o motivo do atraso em nossa cidade.Para que os professores sentissem bem descontraidos, passamos um vídeo "Pleonasmo", foi um sucesso, pois puderam dar boas risadas.Logo após , explicamos pelo data show, o que é Gestar II, como funciona , quem poderá participar, horas presenciais e não presenciais, a presença assídua do curso para recebimento do certificado das 300horas.etc. .Durante esse tempo pude observar pelo semblante de cada professor a aflição, preocupação e ansiedade de todos em querer saber de tudo ao mesmo tempo. Mas aos poucos pude aliviá-las incentivando como realmente será passo a passo.
Terminando, notei que todos os cursistas já estavam bem mais relaxados, sorridentes e os melhor, entusiasmados para iniciar o trabalho.
Discutimos muitos pontos sobre o curso, foi um momento muito bom, melhor que o esperado.
No 2º momento foi de 14h as 18 h-Apresentei metodologias do programa, entreguei e expliquei todo o material aos cursistas, orientei quanto aos estudos. Nesse momento, ouve bastante tumulto, pois tivemos que mudar todo o cronograma por motivos de alguns professores não poderem participar aos sábados o dia inteiro. Depois de muitos questionamentos, a professora Sueli sugeriu que fizéssemos os encontros em dois dias ; sexta e ao sábado nas seguintes horas; de 16h às 20h e aos sábados de 8h às 12h. Todos aderiram à idéia e ficou definido para o dia 07/08/2009 e 08/08/2009 a nossa 1ª oficina da TP3.
Após o término entreguei para cada cursista um bombom com a seguinte mensagem. “Só podemos saber se algo vai dar certo ou não, se começarmos a fazê-lo”. Paulo Baleki.
Obs.; Confesso que estou ansiosa para o dia 07/08/2009. Um abraço.


Nenhum comentário: