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sábado, setembro 05, 2009

Dicas para as professoras cursistas...

O professor e sua evolução profissional Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão as competências básicas que cabem ao educador. Refere – se como áreas de competências, devido cada uma delas abordar várias competências. Veja as dez grandes áreas de competências segundo Perrenoud: Competências de referênciaCompetências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua (exemplos) 1. Organizar e animar situações de aprendizagem • Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem. • Trabalhar a partir das representações dos alunos. • Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem. • Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas. • Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento. 2. Gerir a progressão das aprendizagens • Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos. • Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário. • Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem. • Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa. • Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão. 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação • Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe. • Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto. • Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade. • Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo. 4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho • Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança. • Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.• • Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno. 5. Trabalhar em equipe • Elaborar um projeto de equipe, representações comuns. • Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões.• Formar e renovar uma equipe pedagógica. • Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais. • Administrar crises ou conflitos entre pessoas. 6. Participar da gestão da escola • Elaborar, negociar um projeto da escola. • Gerir os recursos da escola. • Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem). • Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos. 7. Informar e implicar os pais • Animar reuniões de informação e de debate. • Conduzir entrevistas. • Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos. 8. Utilizar tecnologias novas • Utilizar softwares de edição de documentos. • Explorar as potencialidades didáticas dos softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino. • Promover a comunicação à distância através da telemática. • Utilizar instrumentos multimídia no ensino. 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão • Prevenir a violência na escola e na cidade. • Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. • Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas. • Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe. • Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça. 10. Gerir sua própria formação contínua • Saber explicitar as próprias práticas • Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua. • Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede). . Acolher e participar da formação dos colegas. Sugere-se que cada educador tenha consciência do nível de competências em que se encontra, realizando uma auto avaliação, o que irá resultar em uma grande evolução na sua função como educador.

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