Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, setembro 09, 2009

RELATÓRIO DA 4ª IFICINA...07/09/2009

No dia 07 de setembro de 2009, fechamos a TP3, com depoimentos dos professores sobre as unidades 9 e 10/11 e12 que trata-se de "Gêneros e tipos Textuais".
O encontro aconteceu na E.Municipal Zulma Miranda, escola que trabalho como vice-coordenadora da EJA. Achei o melhor encontro de todos, talvez seja por ser meu ambiente de trabalho.
Quanto a teoria , no nosso município , as cursistas já trabalham com vários gêneros e tipos textuais no dia a dia em sala de aula com seus alunos. A única novidade que acharam foi o tipo de texto preditivo, que não conheciam ( volto a falar com detalhes abaixo ). Por elas já conhecerem e tererem conhecimentos dos tipos textuais, facilitou muito o andamento do trabalho.
Mesmo sem o data show, iniciei o encontro entregando a cada cursistas um bombom com a seguinte mensagem "Caro cursista, ninguém educa ninguém, todos nós educamos.
"Paulo Freire...
Sucesso em sua caminhada...
Formadora Sumara.
Disse a elas que o bombom era para adoçar o nosso encontro em pleno feriado.
Após distribuir os bombons entreguei uma cópia xerocada para cada cursistas com uma bonita mensagem "Parábola da rosa". Todos gostaram , pois ninguém conhecia . Fiz a leitura da mensagem e comentamos. Achei curioso ver como cada leitor tem uma visão diferente do texto.
Pedi que cada uma falasse um pouco sobre o que achou da mensagem. Todas comentaram sobre o desabrochar da rosa que cada um traz dentro de si...Achei interessante cada comentário . A cursista Adriana disse que ás vezes sentimos pequnas à outras pessoas que nem percebemos o tanto de qualidades que temos, somente enxergamos os defeitos.A Sílvia completou dizendo que é fácil apontar falhas, erros no outro , mas o difícil é a gente mesma ver os nossas falhas. Todas falaram e eu finalizei dizendo o seguinte:Que cada ser de nós traz uma rosa dentro de si, e que o desabrochar dela é o dom que cada um tem dentro de si mesmo. Assim são nossos alunos. Tem alunos que tem mais facilidade em escrever poesia, outros danças, o poder da fala, de lider etc.
Às vezes podamos esses alunos e eles ficam frustados sem oportunidade de revelar seus dons.Que os espinhos são as dificuldades que eles e nós temos de deixar cada um expressar e mostrar o que sente e sabe fazer. Sendo a rosa o conhecimento que tmos e os espinhos as falhas, ou seja defeitos.Foi uma reflexão muito boa.Em seguida comentei sobre as pastas e pedi que cada uma relatasse como foi trabalhado dentro da sala de aula. trabalhadospoesias,fábulas,biografias.
Por haver poucos cursistas deu para cada um relatar bem a como foi aplica-la com os alunos.
A professora cursista Adriana iniciou com cópias dos textos e das atividades da TP3. Trabalhou o livro didático com o texto: "Os dois pombinhos".Fizeram a leitura do texto, discutiram e pediu para cada aluno identificar a moral da história.Trocaram ideias e escrveram também a estrutura do texto. Logo após a correção no caderno de anotação , os alunos escreveram sobre fábula. Após
fizeram a leitura de outro texto A história do Urubu e o Sabiá. Fizeram as atividades propostas.
Ela relatou que sua turma tem muita dificuldade na escrita e que ela achou muita dificuldade ao planejar a aula a partir de interpretação de textos e também com relação ao tempo para conseguir realizar a oficina, achou o período muito curto.Mas como o tema interessou a turmaconseguiu realizá-la dentro do prazo previsto, mas gostaria de finalizado essa atividade com uma produção de texto.Nesse momento disse a ela que ainda tinha tempo de trabalhar sim a produção . Ela relatou que o objetivo foi alcançado pois eles conseguiram expor suas opiniões e compreenderam as várias formas de trabalho e ainda deram exemplos de outros como , esporte, a sala de aula etc. Falaram ainda que trabalho não é somente esforço ou serviço. Entenderam também o que é uma fábula.Achou que valeu a pena a atividade apesar das dificuldades dos alunos em escreverem, conseguiram expressar muito bem o que é uma fábula.Pedi a todas as cursista qu falassem se tinham alguma sugestão para a escrita. Foi falado texto lacunado , dar mais leitura , produções de texto.A professora Andréia e Juliana trabalharam também os mesmos textos, porém a Juliana achou dificuldade na reescrita do texto, e Andréia disse que é muito material bom pra pouco tempo. Ah, achei muito positivo o que Juliana disse. Que por não gostar de texto literário, ela deixou transparecer ou melhor , revelou com tanta humildade e sinceridade que gosta de textos informativos e que isso atrapalhou os alunos. Achou que a aula não foi boa por ela não gostar de fábulas.Mas que o objetivo foi alcançado ...falou também da dificuldades dos alunos trabalharem metrificação, atividade do livro didático. A Andreia e a Juliana colocaram o nome do livro didático trabalhado e as páginas. "Livro texto e linguagem do 7º ano. Página 164,166,167,168. A Juliana aproveitou para fazer revisão do provérbios. Andréia gostaria de terminar com um teatro.Mas disse a ela que ainda tem tempo para fazê-lo e que com certeza os alunos adorariam.
A profesora Andréia chamou a atenção dos alunos para a biografia apresentada no rodapé da página e comentou do grande escritor e que o mesmo já tinha escrito vários livros de contos e fábulas e se eles já tinham ouvido falar dele.Disseram que sim e lembraram do sítio do Pica Pau Amarelo.Logo após partiu para a interpretação de texto feita pelos alunos individualmente. Na aula seguinte , corrigiu a interpretação e apresentou uma nova fábula "O UrubuUsou o mesmop texto da Juliana. Os alunos adoraram a fábula ! Isso foi positico pois puderam entender melhor a moral da 1ª história.Os alunos estão lendo livros para escolherem alguma fábula para representar para a turma como teatro, como já falei acima.Falou que o objetivo foi alcançado.
A professora Sueli relatou que o trabalho com poesia foi também alcançado. Que a dificuldade em trabalhar poesia é a reescrita, pois o texto volta para o aluno diversas vezes e ainda ela chama cada aluno a mesa para reescrever e que as vezes os alunos desiteressam por ser o mesmo assunto.E achou muita dificuldade na construção do livro dizendo que gostaria que fosse feito na gráfica.Eu disse a ela que o melhor que foram eles mesmos que montaram sozinhos, colocando desenhos dos lugares de Gouveia ( nossa cidade ) na capa. Achei interessante a criatividade dos alunos.
A Desirê disse relatou que o objetivo também foi alcançado , pois os alunos sabem identificar diferença e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingístico. Identificaram o gênero textual - Biografia. os alunos não demonstraram nenhuma dificuldade em trabalhar biografia. E que os alunos entenderam a diferença entre a biografia e os outros textos com os quais já trabalham em sala. O conhecimento e intersse por Carlos Drummond de Andrade foi demonstrado por alguns alunos .O momento de leituras dos poemas pelos alunos foi um momento de interação entre alunos/alunos, alunos/poesia: alunos / Drummond. Separam livros na biblioteca e leram sobre .Mesmo sendo um ambiente já conhecido , os alunos disseram que foi uma aula diferente. Em um ambiente que eles frequentam muito, mas com outras finalidades. Produziram sua própria biografia. Ela relatou também as conclusões que os alunos chegaram sobre Biografia. "Texto que fala sobre a vida de alguém.O texto fala ´de alguém famoso, informações como , nascimento, morte , onde estudou, em que trabalhou, obras ( no caso dos escritores). As datas tem papel importante nesse tipo de texto. O texto sobre alguém , geralmente escrito por outro alguém.
Fizeram pesquisa à biblioteca para procurar material sobre Drummond, separam livros, leram sobre ele. Achei também super interessante o trabalho. Se tivesse comparecido mais professores cursistas teria como relatar de todos.Eu li todos os relatórios , mas o interessante é que os prefessores mesmos relatam...Alguns ficaram a desejar , mas o tempo foi corrido mesmo, pois como fiz pedi que todas me entregassem na sexta dia 22 de setembro porque foi pedido que levassem material dos cursistas e dos alunos nesse encontro. Mas temos algumas cursistas que fizeram um excelente trabalho. Fiz até uma faixa e coloquei no centro da cidade parabenizando-as pelo excelente desempenho no curso.
Em seguida partimos para a unidade 11 e 12 pois foi pedido também para estudar , pois iríamos debate. Como falei , as minhas cursistas já estão bem familarizadas com gêneros e tipos textuais, isso adiantou muito nosso trabalho.
Entreguei a cada cursista um texto xerocado com o seguinte título "A moça tecelã." Perguntei se alguém queria ler e fiz uma brincadeira com elas; gostaria de ler para vocês como a nossa coordenadora leu para nós no primeiro encontro .A "Tamar."Em seguida elas todas pediram pra eu ler , pis gostaria de apreender. Eu então li , e por sinal muito bem ( rsrsrs ). Coim bastante suspense. Ao terminar falei a elas que tinha lido melhor que a coordenadora Tamar. (rsrsrs ). Todas acharam graça em mim...eu mesma me elogiando...Pedi que dividisse em 3 grupos.dois em cada grupo. Como só tinha 7 cursistas um grupo ficou com 3. Entreguei o material para cada grupo; um pincél azul,vermelho e preto para cada grupo, folha de papel sem fim, regua etc.
Fomos fazer um lanche... nesse dia foi diferente, pois as cursistas mesmas preparam um simples mas gostoso lanche, com apoio da nossa secretária de educação como sempre. Pois tem nos ajudado muito. Riemos um lanche rápido , mas deu para batermos um papo aconchegante. Voltamos as atividades ... cada grupo apresentou seu trabalho. O bom que saíram 3 tipos de textos. Poesia ( Adriana e Juliana) Acho que estou conseguindo faze-la a gosta de textos literários, porque foi justamente o grupo que apresentou uma poesia que ficou chique. Abaixo colocarei fotos. Aguardem...Andréia e Sueli aprsentaram um afábula interessante. Achei ótima tambem e Desirê e Sílvia apresentou um anúncio , que ficou excelente tabém...Adorei os trabalhos feitos por elas. pedi que estudasse para a próxima aula a TP4 e que escolhessem um avançando na prática. Saímos esse dia com todas as páginas que elas iriam aplicar na sala. No próximo encontro discutirems sobre a teoria da TP4. Deixamos marcado o próximo encontro para o dia 19/09/2009. Finalizamos com alguns recados;mas antes vocês preencherão uma ficha de avaliação das oficinas de hoje, e uma outra ficha de auto avaliação de cada uma de vocês. levari para casa ainda hoje. Entreguei as provas de diagnósticas de cada turma...Produção de textos e Interpretação de Textos. Comentei sobre as atividads, não deixarem acumular.Ler constantemente meu blog, pois sempre coloco recadinhos.No nosso próximo encontro será de 8 horas, já que teremos relatos e debates das oficinas da TP4. Unidade 13 e 14 e iremos iniciar estudo da TP4 15 e 16.
Foi gratificante esse encontro.Pena que algumas cursistas não poderam comparecer...
Abraços e até o próximo.
Sumara Kênia

Nenhum comentário: