Ocorreu um erro neste gadget

sábado, novembro 21, 2009

DEPOIMENTOS DE CURSISTAS

 Todas as cursistas desenvolveram muito bem os trabalhos das oficinas pela proposta do Gestar II, pois observei bem de perto todo o trabalho feito por elas. Até mesmo pelo depoimento de cada uma já podemos
Sentir e ver claramente o compromisso, interesse durante os encontros e a preocupação de fazer bem feito.
   Sempre me procurava ou ligava para sanar qualquer dúvida antes de aplicar as oficinas. Está sendo gratificante para mim, porque a cada dia, ou seja, cada encontro, cada desabafo, troca de experiências percebo o tanto que crescemos profissionalmente.  


Não poderia de colocar nessa página o depoimento da cursista Andréia. 
Achei super interessante como foram colocadas as opiniões a respeito do curso.


“Estamos adorando o Gestar II”! É um dos melhores materiais de curso que já tive até hoje. Aperfeiçoei bastante os meus conhecimentos de língua e tirei algumas dúvidas que tinha a respeito de gêneros textuais. Quanto às TPS são muito bem elaboradas e isso facilita consideravelmente a exploração em relação às oficinas desenvolvidas em sala de aula que acabam fluindo de maneira gostosa e prazerosa entre os alunos. Há variedade de textos e os textos apresentam assuntos de interesse dos educandos, o que ajuda na construção de novos textos; principalmente a oficina correspondente à coerência e coesão uma vez que os educandos têm muitas dificuldades em aprender esse conteúdo não entendendo, na maioria das vezes, a relação entre parágrafos e a importância dos elementos coesivos na construção dos textos.
  A oficina de quebra cabeça com textos (ver anexo) foi excelente para sanar esse problema. Fiz e pude perceber o quanto melhorou os textos produzidos depois dela, pois os alunos passaram a ter preocupação não somente em escrever, mas também perceber a relação entre os parágrafos através dos elementos coesivos, ficando mais claro que não há coerência sem coesão e o que proporciona a coerência nos textos lidos e desenvolvidos por eles.
   È uma pena trabalharmos pensando no planejamento que deve ser vencido com uma carga horária e tempo inadequado para ensinar os alunos aprenderem fazendo. “Isso dificulta demais o aprendizado por não permitir o tempo necessário aos alunos aprenderem fazendo."


A cursista   Mônica também colocou de uma forma bem interessante ...
  Colocarei alguns itens que foram muito bem colocados.
  "Se antes eu tinha uma concepção de língua , agora tenho outra, pois através fo gestar pude comprovar que a lçíngua não se limita apenas ao modo de falar e de se expressar "corretamente" tão apregoado pelo preconceito linguístico. È mais do que isto.È a pura expressão que vem da alma, isto é, não usamos uniformemente a língua antes a adaptarmos às circunstâncias e às pessoas com quem queremos comunicar.
 Os conceitos explanados nos TPS nos dá uma visão mais ampla e clara dos tipos e Gêneros textuais, bem como o discernimento deles em qualquer veículo de comunicação.
  

Nenhum comentário: