sábado, novembro 21, 2009

DEPOIMENTOS DE CURSISTAS

 Todas as cursistas desenvolveram muito bem os trabalhos das oficinas pela proposta do Gestar II, pois observei bem de perto todo o trabalho feito por elas. Até mesmo pelo depoimento de cada uma já podemos
Sentir e ver claramente o compromisso, interesse durante os encontros e a preocupação de fazer bem feito.
   Sempre me procurava ou ligava para sanar qualquer dúvida antes de aplicar as oficinas. Está sendo gratificante para mim, porque a cada dia, ou seja, cada encontro, cada desabafo, troca de experiências percebo o tanto que crescemos profissionalmente.  


Não poderia de colocar nessa página o depoimento da cursista Andréia. 
Achei super interessante como foram colocadas as opiniões a respeito do curso.


“Estamos adorando o Gestar II”! É um dos melhores materiais de curso que já tive até hoje. Aperfeiçoei bastante os meus conhecimentos de língua e tirei algumas dúvidas que tinha a respeito de gêneros textuais. Quanto às TPS são muito bem elaboradas e isso facilita consideravelmente a exploração em relação às oficinas desenvolvidas em sala de aula que acabam fluindo de maneira gostosa e prazerosa entre os alunos. Há variedade de textos e os textos apresentam assuntos de interesse dos educandos, o que ajuda na construção de novos textos; principalmente a oficina correspondente à coerência e coesão uma vez que os educandos têm muitas dificuldades em aprender esse conteúdo não entendendo, na maioria das vezes, a relação entre parágrafos e a importância dos elementos coesivos na construção dos textos.
  A oficina de quebra cabeça com textos (ver anexo) foi excelente para sanar esse problema. Fiz e pude perceber o quanto melhorou os textos produzidos depois dela, pois os alunos passaram a ter preocupação não somente em escrever, mas também perceber a relação entre os parágrafos através dos elementos coesivos, ficando mais claro que não há coerência sem coesão e o que proporciona a coerência nos textos lidos e desenvolvidos por eles.
   È uma pena trabalharmos pensando no planejamento que deve ser vencido com uma carga horária e tempo inadequado para ensinar os alunos aprenderem fazendo. “Isso dificulta demais o aprendizado por não permitir o tempo necessário aos alunos aprenderem fazendo."


A cursista   Mônica também colocou de uma forma bem interessante ...
  Colocarei alguns itens que foram muito bem colocados.
  "Se antes eu tinha uma concepção de língua , agora tenho outra, pois através fo gestar pude comprovar que a lçíngua não se limita apenas ao modo de falar e de se expressar "corretamente" tão apregoado pelo preconceito linguístico. È mais do que isto.È a pura expressão que vem da alma, isto é, não usamos uniformemente a língua antes a adaptarmos às circunstâncias e às pessoas com quem queremos comunicar.
 Os conceitos explanados nos TPS nos dá uma visão mais ampla e clara dos tipos e Gêneros textuais, bem como o discernimento deles em qualquer veículo de comunicação.
  

Nenhum comentário: