Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, novembro 04, 2009

TP2 UNIDADE 5 E 6 ...

















Neste sábado 6 de novembro  realizou-se a oficina 3 do TP2-Unidades 5 e 6 sobre Leitura e Escrita, com o objetivo de refletir acerca da prática do professor no desenvolvimento das atividades de linguagem, leitura e análise lingüística. O encontro aconteceu na E.E.Joviano de Aguiar em nosso município vivenciando 8h de trabalho com os cursistas. O dia iniciou com um momento de reflexão sobre o desejo de cada um para o dia de trabalho que se iniciava, estes momentos são sempre muito válidos, pois deixamos vir a tona tudo que se anseia para a nossa oficina. Após tal reflexão, iniciamos os trabalhos de teorização com o slide “Análise Lingüística - um novo olhar, um outro objeto” construído especialmente para discutirmos sobre o uso da gramática na sala de aula e a chegada da análise lingüística nesse novo cenário da educação, descobrimos especificidades da análise lingüística. Para praticar toda essa teoria, desenvolvemos o “jogo dos Períodos” onde cada professor recebeu um período simples e tinha como desafio encontrar outros períodos possíveis de serem articulados ao seu e assim formarem períodos compostos. A atividade foi bem divertida e várias versões de períodos foram formadas durante o jogo, atividades como esta foram sugeridas aos cursistas para dinamizarem suas aulas. Além deste jogo, vivenciamos um praticando feito a partir da leitura de imagem, utilizamos para isso uma tela de Salvador Dali a Obra: “Mulher na Janela” diante da qual a apreciação da obra foi sendo instigada com questionamentos que levaram os participantes a explorar as características mais marcantes da tela, em seguida formamos grupos que juntos discutiram a descrição de cada um ao analisar a imagem, todas os elementos percebidos foram dispostos em balões de linguagem e posteriormente transformados em textos descritivos que surgiram em diversos gêneros como: poema, poesia, acróstico e propaganda. Mas na verdade a essência desta atividade era perceber as possibilidades de trabalho em análise lingüística dentro do texto descritivo produzido pelo próprio aluno. Após socialização dos textos iniciamos o momento da “Lição de casa” com as apresentações das atividades vivenciadas nas turmas pelos cursistas, como sempre nosso momento de troca. Os “avançando na prática” propostos no TP2 foram analisados e houveram muitas sugestões para o melhoramento das mesmas, inclusive articuladas ao estudo do AAA2 que traz muitas opções interessantes para a diversificação das aulas. Nosso encontro encerrou com o vídeo “Vencedor” e um precoce gosto de proximidade do fim, o que nos entristece, pois as experiências vividas até aqui nos fizeram pertencentes um ao outro numa troca constante de aprendizado.








Nenhum comentário: